Saúde pública

Importa-se de baixar o volume?

Tem entre 12 e 35 anos? Usa headfones para ouvir música mais alto e frequenta discotecas? Então é bem capaz de estar no grupo dos tais 50 por cento que estão em risco de perder a audição. Diz a OMS.

Aqui só tem de ler, aproveite, os seus ouvidos agradecem. Um estudo realizado pela OMS mostra que metade dos adolescentes e jovens adultos do mundo estão expostos a volumes de som excessivos. Qualquer coisa como mil milhões de pessoas que podem perder a audição. Seja pelo uso de aparelhos de som pessoais, ou por passar muito tempo em ambientes ruidosos como discotecas, bares ou provas desportivas.

O som numa discoteca, por exemplo, atinge normalmente os 100 decibéis. Mais de 15 minutos neste ambiente é prejudicial porque, segundo os especialistas da ONU, o tolerável para o ouvido humano são 85 decibéis por um máximo de 8 horas.

E quer isto dizer que tem de entrar num mundo de murmúrios se quer preservar a audição até ser velhinho? Não, a campanha da OMS mostra que o que a tecnologia tira, a tecnologia também pode dar.

Pode, por exemplo, usar aplicações para smartphone que indicam qual é o volume seguro para ouvir música. Pode também cortar no tempo que passa com auscultadores, convém ser até uma hora por dia. Como também pode usar tampões e fazer pausas em sossego quando vai a locais de diversão animados. A OMS recomenda até que sejam as discotecas a oferecer os tampões aos seus clientes e a criar espaços que permitam dar descanso aos ouvidos.

Ouviu?

O que é demasiado alto?

 140/165 decibéis – Disparo de uma arma

 140 dcb – Descolagem de um avião a jato

 120 dcb – Sirene de ambulância

 110 dcb – Concerto rock

 105 dcb – MP3 no volume máximo

  100 dcb – Serra eléctrica

 90 dcb – Cortador de relva

  85 dcb – Bar de uma escola

 65 dcb – Máquina de lavar loiça

 60 dcb – Conversa normal

  40 dcb – Frigorífico

  30 dcb –  Sussurro

  0 dcb – Silêncio quase total

Fonte: http://www.noisyplanet.nidcd.nih.gov/

CC BY-NC-SA 4.0 Importa-se de baixar o volume? by Substância Activa is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.