Saúde pública

Brasil promete vacina da dengue em 2016

A corrida está a terminar. Duas instituições públicas brasileiras e duas multinacionais estão a um passo de ver a vacina autorizada no Brasil. Resta ver quem chega primeiro. Metade do planeta também tem pressa.

A autoridade brasileira do medicamento (Anvisa) tem um pedido para antecipar a última fase de testes a uma vacina contra a dengue. Se for autorizado, o Instituto Butantan (uma institutição pública de investigação biomédica), afirma em comunicado que pode ter uma vacina pronta em 2016 e pode vir a produzir até 60 milhões de doses por ano. Mais, como vai ser produzida no país, pode chegar de forma gratuita a toda a população. Mais ainda, uma só dose poderá proteger contra os 4 tipos de vírus que provocam dengue.

O jornal brasileiro O Globo diz que o Instituto Butantan pode chegar tarde. O farmacêutica francesa Sanofi Pasteur já fez um pedido de registo de outra vacina para a dengue, foi entregue nos primeiros dias de abril. A britânica GlaxoSmithKline anuncia o lançamento de testes da sua vacina em seres humanos. A Fundação Oswaldo Cruz (ligada ao Ministério da Saúde) garante que tem uma vacina testada em ratos que se revelou 100% eficaz.

A corrida não podia ser mais oportuna. Até final do mês de março, o Brasil registou um aumento de casos de dengue na ordem dos 240%, face ao ano passado. Nas contas do jornal O Globo, há neste momento 460 mil pessoas infetadas em todo o país.

O Brasil é um entre mais de 100 países onde a dengue é endémica. As Nações Unidas estimam entre 50 e 100 milhões o número de pessoas infetadas todos os anos em África, no Sudeste Asiático e na América Latina. Uma das formas mais graves da doença, a febre hemorrágica, causa 22 mil mortes, sobretudo de crianças.

Quase metade da população do planeta vive em zonas de risco e as alterações climáticas estão a permitir a chegada do mosquito a novas zonas. Basta recordar que o surto de 2012, na ilha da Madeira, foi o primeiro em solo europeu.

Até ao momento, não há vacina nem medicamentos eficazes para a dengue. A prevenção tem sido a única arma.

CC BY-NC-SA 4.0 Brasil promete vacina da dengue em 2016 by Substância Activa is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.