Corpo & Alma

Mindfulness? O que é isso?!

O exército dos EUA rendeu-se e o parlamento britânico está a experimentar. A prática milenar budista está a conquistar o ocidente e a ciência. O Mindfulness é uma técnica de meditação ancestral que está a revelar resultados em muitos distúrbios e doenças modernos.

Nos últimos anos a literatura científica tem sido inundada por estudos sobre os efeitos do Mindfulness na saúde e no comportamento humano, sobretudo no âmbito das pesquisas em neurociências. Os benefícios desta prática têm sido demonstrado em estudos ligados à perda de peso, redução da pressão arterial e do stress, melhorias nos estados crónicos de ansiedade e síndrome de pânico, depressão, entre outras.

Mas o que é o Mindfullness? Uma cura? Um remédio? Um milagre? Nada disso. Mindfullness é uma técnica meditativa que monges budistas tibetanos praticam e difundem há milhares de anos. Uma prática inicial para o Shamata, o caminho para acalmar a mente.

É um estado mental, emocional e comportamental que, como todos os outros, surge e se dissipa, mas que pode ser cultivado. Aliás, Mindfullness é exatamente isso, o cultivo desse estado de benevolência da mente, a cada instante.

maozinha-800x493

No budismo, esta prática não pretende baixar a pressão arterial ou o colesterol dos monges, mas contém um conhecimento valioso sobre a mente e as emoções humanas, razão pela qual as investigações tentam capturar e mapear os seus efeitos.

Na prática, a meditação em Mindfullness (ou atenção plena) tem por objetivo treinar a atenção, quer seja sobre um objeto externo ou interno, como os nossos estados mentais e emocionais, dores no corpo, respiração. De acordo com os ensinamentos budistas, há uma tendência, ou um hábito cultivado e enraizado no nosso funcionamento, para sermos arrastados para estados de apego, quando consideramos a experiência dos estados emocionais e mentais como agradável, ou de aversão, quando consideramos estas experiências desagradáveis.

Focar na respiração, e praticar a meditação com atenção plena ao momento, sem fugir da experiência seja ela agradável ou não, parece auxiliar-nos a vivenciar isso sem os habituais arrastões das ondas emocionais. Observando tudo como um filme a passar na mente, com emoções dolorosas ou gratificantes, mas um filme feito de uma película orgânica, que surge e depois desaparece, que passa como uma onda. Observando tudo sem querer parar ou prolongar a estória. Sem julgamentos.

pensamentos-800x493

Só que não adianta apenas ler sobre o assunto… é preciso praticar.

CC BY-NC 4.0 Mindfulness? O que é isso?! by Substância Activa is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.